segunda-feira, 4 de abril de 2011

Projetos da escola:

Projeto Meio Ambiente/Horta - A principal função do projeto com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
 Escola ela­borou seu projeto “Des­pertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
O projeto meio ambiente visa:
- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá­rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra­das no meio em que vive.
- Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
Integrando ao projeto Meio Ambiente trabalharemos o projeto Horta. Essa junção visa sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
Os objetivos desse projeto são:
- Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
- Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
- Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
- Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
- Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
- Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
- Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
- Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida.

Metas Prioritárias:
  • Promover encontros periódicos com toda a comunidade escolar  para conscientização sobre os benefícios e a necessidade de implantação de jardim e horta escolar, e também nas próprias casas das pessoas;
  • Convidar médico e/ou nutricionista para falar sobre a necessidade de consumo de hortaliças, verduras e demais nutrientes na alimentação humana;
  • Acompanhar e auxiliar o trabalho dos agentes de serviços gerais no manuseio com a terra, sementes e ferramentas agrícolas;
  • Providenciar materiais necessários para implantar irrigação, alambrado, e demais providências que se fizerem necessário;
  • Adquirir e colocar no pátio e demais dependências da escola, lixeiras com as cores padrão e nomes que possam nos auxiliar nos trabalhos voltados à questão do tratamento com o lixo (os três erres): Reaproveitamento, Reutilização e Reciclagem;.
  • Convidar um profissional da saúde para fazer junto com a escola um trabalho de prevenção contra a Dengue.
“Todos contra a dengue!”

 Atividades que serão desenvolvidas:
  • Diversos tipos de texto
  • Jogos
  • Trabalho individual e em grupo
  • Pesquisa de campo
  • Dramatizações
  • Vídeos
  • Internet
  • CD Rom
  • Observações
  • Gincana
  • Feira
  • Palestras
  • Rádio local
  • Mural
  • Cartazes
  • Varal literário
  • Concurso
 Recursos Humanos 
  • Comunidade escolar e local
 Recursos Materiais
  • Televisão
  • Computador
  • Revista
  • Jornais
  • Aparelho de som
  • CDs
  • Folha sulfite
  • cartolinas
  • sucata
  • mapas
  • fotos
  • livros
  • telas de artistas
  • mudas de árvores
 Cronograma
  • março a  dezembro
 Avaliação
 A avaliação será feita de forma processual, sistemática e contínua, contemplando especificidades e habilidades prévias, identificando, registrando e relatando os resultados alcançados, tomando decisões quanto aos necessários ajustes, revisões e reorientações relacionadas à técnica e à prática pedagógica.


Projeto Arte -  Este projeto tem a finalidade de explorar, ampliar, familiarizar e oportunizar a criança na construção de seu conhecimento progressivamente através do movimento plástico e estético do corpo com seus gestos, posturas e ritmos que utilizamos para nos expressar de maneira prazerosa. Com isso formar cidadãos críticos e autônomos que participa do processo social e conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo. O teatro vem desenvolver nos alunos o gosto pelas artes em geral, estimulando a sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seus gestos, manifestando a necessidade de expressão e comunicação. Os conteúdos irão priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas e estéticas, possibilitando a apropriação e interação do movimento corporal em diversas situações de aprendizagem. Isto se dará de forma gradual e espontânea com a participação em diferentes atividades envolvendo a percepção de estruturas rítmicas, controle corporal, escuta de diferentes gêneros musicais, confecção de máscaras, objetos de sucatas, apoio em situações que envolvam a necessidade a argumentação de ideias e pontos de vista, experiências vividas.

Cronograma
Março a dezembro

O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:
  • Rodas de conversas informais e formais;
  • Leitura de materiais variados como livros infantis que trazem o conto: Branca de Neve e os sete anões;
  •  Realização de livros com diversas atividades relacionadas ao tema abordado;
  •  Músicas e textos com conteúdo relacionados ao tema escolhido;
  • Confecção das fantasias e cenários para a apresentação da peça;
  • Linguagens cênicas: discurso falado e escrito, expressão corporal (gesto e movimento), as expressões plásticas, visuais e sonoras na elaboração da peça teatral;
  •  Apresentação da peça teatral na festa de encerramento do ano letivo na Educação Infantil.
O teatro vem desenvolver nos alunos o gosto pelas artes em geral, estimulando a sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seus gestos, manifestando a necessidade de expressão e comunicação.

 Avaliação do projeto

Não se trata de avaliar apenas o desempenho daqueles que se submetem ao processo (como os alunos, por exemplo), mas avaliar toda a equipe e o próprio plano elaborado e desenvolvido. Trata-se de avaliar o projeto não como um julgamento, mas para melhorar a prática e consertar possíveis erros.
Lembrando que a avaliação é um aspecto que deve estar presente em todos os momentos do processo, do planejamento à conclusão.

AVALIAÇÃO

O Projeto Pedagógico é acompanhado durante a operacionalização pela Equipe Diretiva e Pedagógica, bem como responsáveis pelos Serviços e Instituições da Escola, a fim de tomar medidas de correção no curso das ações, se necessário.
Ao final do ano letivo é realizada a avaliação com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar: professores, alunos, funcionários e pais, utilizando-se técnicas e instrumentos diversificados.
Os resultados do processo avaliativo servem de base para reformulações que se fazem necessárias, tendo em vista a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem

Um comentário:

  1. ola boa tarde gostei muito de conhecer melhor a escola e quero aproveitar a oportunidade de parabenizar a todos professores diretoria e funcionarios pela organizaçao e um otimo trabalho com nossas crianças att marcelo ( pai da bruna , lucas e gabriel )

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