Projeto Meio Ambiente/Horta - A principal função do projeto com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Escola elaborou seu projeto “Despertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
O projeto meio ambiente visa:
- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontradas no meio em que vive.
- Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
Integrando ao projeto Meio Ambiente trabalharemos o projeto Horta. Essa junção visa sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
Os objetivos desse projeto são:
- Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
- Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
- Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
- Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
- Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
- Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
- Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
- Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida.
Metas Prioritárias:
- Promover encontros periódicos com toda a comunidade escolar para conscientização sobre os benefícios e a necessidade de implantação de jardim e horta escolar, e também nas próprias casas das pessoas;
- Convidar médico e/ou nutricionista para falar sobre a necessidade de consumo de hortaliças, verduras e demais nutrientes na alimentação humana;
- Acompanhar e auxiliar o trabalho dos agentes de serviços gerais no manuseio com a terra, sementes e ferramentas agrícolas;
- Providenciar materiais necessários para implantar irrigação, alambrado, e demais providências que se fizerem necessário;
- Adquirir e colocar no pátio e demais dependências da escola, lixeiras com as cores padrão e nomes que possam nos auxiliar nos trabalhos voltados à questão do tratamento com o lixo (os três erres): Reaproveitamento, Reutilização e Reciclagem;.
- Convidar um profissional da saúde para fazer junto com a escola um trabalho de prevenção contra a Dengue.
“Todos contra a dengue!”
Atividades que serão desenvolvidas:
- Diversos tipos de texto
- Jogos
- Trabalho individual e em grupo
- Pesquisa de campo
- Dramatizações
- Vídeos
- Internet
- CD Rom
- Observações
- Gincana
- Feira
- Palestras
- Rádio local
- Mural
- Cartazes
- Varal literário
- Concurso
Recursos Humanos
- Comunidade escolar e local
Recursos Materiais
- Televisão
- Computador
- Revista
- Jornais
- Aparelho de som
- CDs
- Folha sulfite
- cartolinas
- sucata
- mapas
- fotos
- livros
- telas de artistas
- mudas de árvores
Cronograma
- março a dezembro
Avaliação
A avaliação será feita de forma processual, sistemática e contínua, contemplando especificidades e habilidades prévias, identificando, registrando e relatando os resultados alcançados, tomando decisões quanto aos necessários ajustes, revisões e reorientações relacionadas à técnica e à prática pedagógica.
Projeto Arte - Este projeto tem a finalidade de explorar, ampliar, familiarizar e oportunizar a criança na construção de seu conhecimento progressivamente através do movimento plástico e estético do corpo com seus gestos, posturas e ritmos que utilizamos para nos expressar de maneira prazerosa. Com isso formar cidadãos críticos e autônomos que participa do processo social e conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo. O teatro vem desenvolver nos alunos o gosto pelas artes em geral, estimulando a sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seus gestos, manifestando a necessidade de expressão e comunicação. Os conteúdos irão priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas e estéticas, possibilitando a apropriação e interação do movimento corporal em diversas situações de aprendizagem. Isto se dará de forma gradual e espontânea com a participação em diferentes atividades envolvendo a percepção de estruturas rítmicas, controle corporal, escuta de diferentes gêneros musicais, confecção de máscaras, objetos de sucatas, apoio em situações que envolvam a necessidade a argumentação de ideias e pontos de vista, experiências vividas.
Cronograma
Março a dezembro
O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:
- Rodas de conversas informais e formais;
- Leitura de materiais variados como livros infantis que trazem o conto: Branca de Neve e os sete anões;
- Realização de livros com diversas atividades relacionadas ao tema abordado;
- Músicas e textos com conteúdo relacionados ao tema escolhido;
- Confecção das fantasias e cenários para a apresentação da peça;
- Linguagens cênicas: discurso falado e escrito, expressão corporal (gesto e movimento), as expressões plásticas, visuais e sonoras na elaboração da peça teatral;
- Apresentação da peça teatral na festa de encerramento do ano letivo na Educação Infantil.
O teatro vem desenvolver nos alunos o gosto pelas artes em geral, estimulando a sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seus gestos, manifestando a necessidade de expressão e comunicação.
Avaliação do projeto
Não se trata de avaliar apenas o desempenho daqueles que se submetem ao processo (como os alunos, por exemplo), mas avaliar toda a equipe e o próprio plano elaborado e desenvolvido. Trata-se de avaliar o projeto não como um julgamento, mas para melhorar a prática e consertar possíveis erros.
Lembrando que a avaliação é um aspecto que deve estar presente em todos os momentos do processo, do planejamento à conclusão.
Lembrando que a avaliação é um aspecto que deve estar presente em todos os momentos do processo, do planejamento à conclusão.
AVALIAÇÃO
O Projeto Pedagógico é acompanhado durante a operacionalização pela Equipe Diretiva e Pedagógica, bem como responsáveis pelos Serviços e Instituições da Escola, a fim de tomar medidas de correção no curso das ações, se necessário.
Ao final do ano letivo é realizada a avaliação com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar: professores, alunos, funcionários e pais, utilizando-se técnicas e instrumentos diversificados.
Os resultados do processo avaliativo servem de base para reformulações que se fazem necessárias, tendo em vista a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem
ola boa tarde gostei muito de conhecer melhor a escola e quero aproveitar a oportunidade de parabenizar a todos professores diretoria e funcionarios pela organizaçao e um otimo trabalho com nossas crianças att marcelo ( pai da bruna , lucas e gabriel )
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