Projeto Leitura – Este projeto tem como objetivo principal aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler. Ampliar o repertório de histórias que elas conhecem. Proporcionar situações de leitura compartilhada e uso da biblioteca da classe ou da escola.
- Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada.
- Estimular o desejo de outras leituras.
- Possibilitar a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação.
- Permitir a compreensão do funcionamento comunicativo da escrita: escreve-se um texto para ser lido.
- Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura.
- Aproximar o leitor dos textos e os tornar familiares — condição para leitura fluente e para produção de textos.
- Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens.
- Informar como escrever e sugerir sobre o que escrever.
- Ensinar a estudar.
- Possibilitar ao leitor compreender a relação que existe entre a fala e a escrita.
Cronograma
- Março a dezembro
No mês de março, um evento marca a rotina da escola e, em especial, da Classe de Alfabetização: A abertura do Projeto de Leitura. Visando a Festa do Livro que acontecerá no mês de novembro. Aguardado pelos alunos e por nós, professoras, o Projeto representa a retomada do hábito cotidiano da leitura, que se torna atitude de grande prazer. Leitura individual ou em família, o Projeto aproxima nossos alunos da aventura que é descobrir personagens, paisagens, desafios, encantamentos, poesias e diversões através do ato de ler.
No processo de alfabetização, este encontro mágico torna-se essencial, pois vincula a atividade de leitura a momentos de afetividade e alegria.
Lendo, descobrimos mundos novos... dentro e fora de nós. E você, vem conosco nesta aventura?
As turmas de 1º ano iniciaram o Projeto de Leitura em março, com as Parlendas.
Com o objetivo de trabalhar não só a leitura e a escrita, mas também promover a integração entre as áreas de Português e Matemática, realizando o levantamento dos títulos dos livros, montando uma tabela e, através desta, construindo um gráfico.
O Projeto de Leitura é um momento importante e deve trazer, para cada aluno, um “sabor de quero mais”.
- Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
- Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
- Conhecer vida e obra do autor;
- Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
- Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
- Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
- Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.
- O recanto oral da história, com apresentação em sala de aula;
- A encenação (teatro) da estória ou de um trecho dela,com apresentação em sala;
- A transformação da história em texto ilustrado, usando o que aprendeu sobre os quadrinhos e planilhas de desenho, na forma de cartaz, cartilha ou outro registro;
- A maquete da estória, com várias cenas da narrativa, que pode ser feita a partir de materiais reciclados, representando os elementos cênicos, usando técnicas de fantoches, suporte com palitos, colagem em isopor, etc;
- A transformação do conteúdo do livro em jogos lógicos, quebra-cabeças, perguntas e respostas, baralho de fatos, júri simulado para defesa deste ou aquele personagem ou idéia exposta pelo livro.
Avaliação
A avaliação será feita de forma processual, sistemática e contínua, contemplando especificidades e habilidades prévias, identificando, registrando e relatando os resultados alcançados, tomando decisões quanto aos necessários ajustes, revisões e reorientações relacionadas à técnica e à prática pedagógica.
Projeto Valores - Trabalhando auto-estima e resgatando valores. O projeto tem como objetivos integrar-se de forma efetiva e carinhosa com todos os amigos, no dia da criança. Desenvolver o sentimento de amizade entre os indivíduos, com vistas ao início do processo de transformação da realidade social.
- Valorizar a própria identidade pessoal (sua história).
- Desenvolver a auto-estima.
- Valorizar o amigo elevando a auto-estima por meio de troca de mensagens positivas.
- Demonstrar o quanto é importante termos afeto para com o outro.
- Perceber a existência das relações de proximidade e distância entre os membros de um grupo.
- Conhecer-se, conhecer os membros de seu grupo, desinibir-se e tornar-se criativo.
Os valores trabalhados este ano serão:
- Março - Solidariedade (Campanha Páscoa)
* Abril - Amor (Entrega dos doces da Páscoa)
* Maio - Carinho (Dia das Mães)
* Junho - União (Campanha Festa Junina)
* Agosto - Respeito (Respeito ao Meio Ambiente)
* Setembro - Responsabilidade (– Garantia de Aprovação)
* Outubro - Amizade (Consolidação dos Laços/Dia das crianças e professores)
* Novembro - Paz (Natal) - Dezembro - Tolerância (Encerramento do Ano Letivo).
Cantar – Introduzir canções que falem de amor, de paz, de otimismo e de valores a serem resgatados que valorizem a vida e a convivência harmoniosa entre as pessoas. Trabalhar com músicas dedicadas às crianças, pais e professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Contar histórias – Metaforizar é atuar no inconsciente de forma tranqüila e programar conceitos que transmitam valores e virtudes humanas. Criar identidade através de personagens que resgatam valores importantes para o desenvolvimento além de desenvolver a imaginação e associação à vivencia das crianças.
Dinâmicas de Grupo – Estimular de forma adequada, o desenvolvimento da confiança e da criatividade;
- Promover integração do grupo de forma lúdica e divertida;
- Estímulos senso-crítico;
- Transmitir mensagens;
- Desenvolver múltiplas competências e habilidades nos educandos;
- Teatros de fantoches – Estimula a fantasia. - Aproxima a fantasia da realidade de uma forma branda e segura na formação da estrutura emocional;
- Proporciona um movimento lúdico de aprendizagem como motivação.
Reflexão (algumas questões relevantes) para pensar:
O que é amizade?
A amizade é o mesmo que amor?
O que é um amigo de verdade?
O que é o medo?
Que coisas nos deixam felizes?
Por quê ficamos tristes?
O que nos deixam com raiva?
Como não falar a um amigo?
Como falar a um amigo?
- Mensagem para refletir "o que é ser amigo"
- A importância da amizade
- Contando histórias, temas: respeito, sentimentos, disciplina, solidariedade, amizade;
- Fazendo representações através de desenhos dos personagens da história destacando o que mais lhe chamou atenção nas historinhas contadas.
- Representar, falar e ou cantar atitudes e sentimentos de um verdadeiro amigo.
- Realizar debates sobre as atitudes positivas e negativas levando-os a uma reflexão.
- Confecção de mural com fotos em momentos diversos que expressem os valores assumidos.
- Músicas diversas sobre amigos
Solicitar que os alunos expressem seus sentimentos pelo próximo através de desenhos, pintura colagens, desenhos.
- Dinâmica do abraço
- Dinâmica da caixinha de bombom
- Apresentação de um vídeo musical envolvendo as relações interpessoais cotidianas para ajudá-los a refletir e aprenderem a lidar com as diferenças respeitando o seu próximo, levando-os a perceber que é possível construirmos um ambiente harmonioso, que é importante sermos amigos, que é possível falar sobre diferentes sentimentos, aprender a lidar com verdades e com as mentiras, com a ira e com a dor, com o medo e com a tristeza, com a alegria e a felicidade e como expressar o que lhes agrada e desagrada.
Reconhecer a importância dos sentimentos e valores pessoais.
Conscientizar-se de si mesmo e de seus valores.
Com o intuito de elevar a auto-estima e propiciar o exercício da cidadania, cada classe trabalhará de forma variada, valores como: amor, solidariedade, união, cooperação, respeito, paz e higiene.
AVALIAÇÃO
O Projeto Pedagógico é acompanhado durante a operacionalização pela Equipe Diretiva e Pedagógica, bem como responsáveis pelos Serviços e Instituições da Escola, a fim de tomar medidas de correção no curso das ações, se necessário.
Ao final do ano letivo é realizada a avaliação com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar: professores, alunos, funcionários e pais, utilizando-se técnicas e instrumentos diversificados.
Os resultados do processo avaliativo servem de base para reformulações que se fazem necessárias, tendo em vista a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
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